Notícias

voltar

Workshop ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AÇÃO PARA O CLIMA E ENERGIA NO CONTEXTO DO PACTO DE AUTARCAS

24 de Outubro

A OesteSustentável organizou o Workshop “Elaboração de Planos de Ação para o Clima e Energia no contexto do Pacto de Autarcas”, que se realizou no dia 21 de Outubro (6.ª feira), na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, em Caldas da Rainha.

O Pacto de Autarcas é um dos mais ambiciosos programas europeus para promover a ação climática e a neutralidade carbónica.

Inicialmente direcionado à cidades e regiões europeias, o programa promove atualmente o compromisso para a descarbonização e resiliência em mais de 9000 cidades e regiões de 57 países em todo o mundo, sendo por isso a maior referência para um modelo de governança descentralizado com as comunidades no topo da decisão: do local para o global.

É neste contexto que a Oeste Sustentável organizou este workshop prático para apoiar os municípios a definirem com a comunidade local as estratégias para combater as alterações climáticas no contexto das políticas europeias e da Lei de Bases do Clima em Portugal.

Este workshop que contou com a participação de 17 municípios, 2 Comunidades Intermunicipais e 1 Agência de Energia, pretendeu assim catapultar a ação climática nos municípios e o impacto das autarquias na promoção da resiliência e bem-estar das suas comunidades, apresentando alguns dos melhores exemplos na ação climática, o enquadramento legal nacional e europeu, bem como as metodologias para definir um plano de ação e o seu financiamento.

voltar