Notícias

voltar

EDP investe 5 milhões de euros na área das Caldas

23 de Dezembro

 A EDP vai investir cerca de cinco milhões de euros só na área de Caldas da Rainha, na modernização de infraestruturas.
A revelação foi feita por Fernando Pais Rocha, responsável pela Direcção de Rede e Clientes Tejo da EDP Distribuição, que anunciou ainda a colocação de mais de 300 quilómetros de cabos.
A cidade das Caldas funciona com dois níveis de tensão, o que se traduz num problema para os técnicos. “Uma parte da cidade – uma pequena ilha na zona mais urbana e mais antiga – trabalha em 15 e outra em 30 mil kilovolts. Foi tomada a decisão de acabar com essa ilha e passar tudo para 30. Trata-se de uma decisão estratégica e é um projecto que terá uma execução de dois a três anos, de forma faseada. Começámos em 2011 e aproveitando vamos instalar uma rede nova de cabos, que correspondem a 40 postos de transformação renovados e alguns construídos de novo”, divulgou.
Para o consumidor, “esta renovação traz maior qualidade de serviço e haverá menos falhas de energia”. “Vamos também implementar postos de transformação com equipamento telecomandado. Ou seja, permite fazer a manobra e basculamento das cargas em caso de avaria à distância sem nenhum técnico ir ao local no momento da avaria para que seja reposto o fornecimento de energia”, explicou.
Paralelamente a EDP está a fazer investimentos fora da cidade com a renovação de linhas e reformulação de PT’s, na zona do Casal do Brejo, no Campo, nos Casais da Palhagueira, Casais da Boavista na Serra do Bouro, e nova linha de Turquel até Alfeizerão. Há também intervenção na zona da Osseira. A EDP vai ainda modernizar a zona de Santa Catarina, passando pelo Peso, Mata de Porto Mouro, Trabalhia, Casais da Carrasqueira e Benedita. Será uma linha nova com 8 km para melhorar o fornecimento de energia eléctrica na zona interior do concelho.
Paulo Cristino, chefe de departamento da Área Operacional da Caldas da Rainha, indicou que esta obra foi apresentada à Câmara Municipal das Caldas da Rainha e será feita em duas fases, estando já em curso a primeira, que termina no final deste ano, e a segunda que terminará no início de 2013.
“Vamos reconverter em média tensão e vamos alterar os troços que numa primeira fase correspondem também à pretensão da Câmara Municipal por causa do Plano de Regeneração Urbana. Nós determinámos com a Câmara onde havia a requalificação urbana e nessas zonas antecipámos as nossas intervenções. São cerca de oito quilómetros de valas e 24 quilómetros de cabo numa primeira fase”, disse.
Segundo Paulo Cristino, todas as zonas da regeneração urbana vão receber iluminação pública nova, cuja responsabilidade será da Câmara se as luminárias da EDP não forem escolhidas.
“Sabemos que algumas zonas vão ter leds. Quem escolhe o tipo de mobiliário urbano é a Câmara. A tecnologia led pode ter redução de custos no consumo, mas depois a manutenção pode ficar mais cara e fica à conta do Município, enquanto que a actual fica à nossa responsabilidade”, descreveu.
O investimento da EDP não passa apenas por Caldas, mas por toda a Região Oeste. No ano de 2011, para os 13 concelhos, é de 19,1 milhões de euros, onde os concelhos de Alcobaça, Óbidos e Peniche estão a ter um investimento superior a 1,7 milhões de euros cada, e o concelho de Caldas da Rainha um valor de investimento superior a 2,7 milhões de euros.
Quanto às obras, Paulo Cristino declarou que foi assumido perante a Câmara alguns custos, “porque as valas são abertas e os resíduos são logo transportados e no mesmo dia de abertura de vala é fechada. Nós não podemos eliminar os transtornos e estamos a procurar, junto com o Município, minimizá-los. Acho que isso tem acontecido e tem sido positivo”.
Paulo Cristino assegurou também que não tem pendentes pedidos da Câmara ou das Juntas de Freguesia, para colocação de iluminação pública.
“Nós tomámos iniciativa de termos reuniões com a Câmara e já reunimos mais vezes este ano do que nos últimos tempos. Tem havido uma parceria aberta e franca entre a EDP e a Câmara, na pessoa do senhor vereador Hugo Oliveira. Temos tido reuniões com todas as Juntas de Freguesia e não temos qualquer pedido pendente”, afirmou.

in Oeste Digital
http://oeste-digital.blogspot.com/2011/12/edp-investe-5-milhoes-de-euros-na-area.html

voltar