Notícias

voltar

Mobilidade Sustentável para a Região Oeste Portugal

26 de Abril

Decorreu no passado mês de Março em Belfast, Irlanda do Norte, a reunião de arranque do projecto BATTERIE, no âmbito do programa de financiamento INTERREG e com o objectivo de promover a mobilidade sustentável através da melhoria da interoperabilidade e a continuidade das redes de transporte existentes, assim como a intermodalidade entre diferentes meios de transportes públicos.

Com a participação da OesteCIM e da OesteSustentável, o consórcio BATTERIE conta com a participação de parceiros internacionais de todas as Regiões do Espaço Atlântico em cooperação transnacional, nomeadamente Irlanda do Norte, República da Irlanda, Escócia, Inglaterra, França e Espanha. O Consórcio reunirá na Região Oeste em Março de 2013.

O BATTERIE (Transportes Mais Acessíveis para Fomentar Fortes Iniciativas Intermodais) reconhece a dificuldade de solução de questões em torno das ligações intermodais de transporte rodoviário, ferroviário, aéreo e marítimo, de uma melhor coordenação e da complementaridade entre os serviços fornecidos por operadores diferentes e da acessibilidade local de muitos centros. 

Atento às políticas energéticas e económicas relacionadas com o transporte Nacional e da UE, o projecto vai também de encontro aos objectivos das Agendas de Lisboa e Gotemburgo.

O projecto avaliará também o potencial da aplicação das tecnologias de informação (ex. e-planeamento viagem), da implementação de combustíveis alternativos, design de cenários e modelos de mudança de estratégias transnacionais, a fim de optimizar viagens transnacionais de passageiros e contribuir para identificar o impacto dos resultados sobre a política e legislação.

No respeitante à tecnologia inteligente e combustíveis alternativos os custos e o impacto ambiental serão mapeados, disponibilizado o modelo e desenvolvimento futuro. Pretende-se ainda estabelecer a implementação de Redes Piloto e demonstração de boas práticas.
 

voltar