Notícias

voltar

Portugal reduz emissões e já é o 5.º melhor da UE.

03 de Dezembro

Energias renováveis representavam em 2010 quase um quarto do total da produção energética do país, indica Relatório do Estado do Ambiente apresentado esta segunda-feira.

 

Portugal apresentou em 2010 uma das mais baixas taxas de emissões de gases com efeito de estufa (GEE) por habitante da União Europeia (UE), indica o Relatório do Estado do Ambiente que será apresentado esta segunda-feira pela ministra Assunção Cristas.
 
Em média foram emitidas cinco toneladas de CO2 por habitante, o 5.º lugar mais baixo entre os 27 países da UE, onde o valor médio de emissões atingiu as 9,4 toneladas por habitante.
Segundo uma nota divulgada esta segunda-feira pelo Ministério da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, esta descida ao nível de emissões de GEE, a par da queda nas emissões de substâncias acidificantes e eutrofizantes, não traduz por si só uma melhoria em larga escala. Na verdade, “os episódios de poluição por ozono troposférico evidenciam a manutenção dos níveis de ozono acima do objetivo de longo prazo estabelecido pela legislação aplicável”, lê-se na nota ministerial.
 
No ano passado registaram-se 22 dias em que os níveis de poluição atmosférica por ozono ultrapassaram o limiar de informação ao público, sobretudo no interior Norte do país — ainda assim, menos que em 2010. Também o número de dias em que a qualidade do ar foi classificada com “muito bom” aumentou face ao ano anterior, enquanto os casos com “mau” foram menos frequentes.
 
O relatório, da responsabilidade da Agência Portuguesa do Ambiente, coloca também Portugal como o 6.º país da UE com maior dependência energética do exterior, atingindo os 75,8% em 2009. No entanto, diz o documento, “a forte aposta nas energias renováveis na última década conduziu a que, em 2010, o peso destas no total da energia primária tenha atingido o valor mais elevado de sempre”, com 23% do total da energia produzida nesse ano.
 

 

in: Público

Fonte:publico.pt/ecosfera/noticia/em-2011-houve-mais-dias-com-muito-boa-qualidade-do-ar-1575909

 

voltar