Notícias

voltar

Energy Lab Torres Vedras

23 de Janeiro

 Decorreu no dia 23 de janeiro de 2013, no Auditório da Câmara Municipal de Torres Vedras, o workshop intitulado “Energy Lab Torres Vedras – Seminário de Stakeholders”. Este Workshop foi organizado pelo município de Torres Vedras e pela INTELI.

Participaram neste Energy Lab diversas autoridades locais, empresas, associações e instituições de conhecimento, que tiveram a oportunidade de interagir e debater, o presente e o futuro da gestão energética no concelho de Torres Vedras, dando sequência a um novo paradigma de utilização de energias renováveis, que tem vindo a ser privilegiado nos últimos anos e no qual a OesteSustentável tem vindo a ter um papel determinante de cooperação com a Câmara Municipal de Torres Vedras.

Este Energy Lab decorreu em duas partes. Na primeira parte, o vice-presidente de Torres Vedras, Dr. Carlos Bernardes definiu as linhas estratégicas do município para estas áreas e a Dr.ª Catarina Selada da INTELI fez uma breve apresentação da INTELI. De seguida foi realizada uma apresentação do Projeto Renergy: o contexto, os objetivos e os resultados esperados do Plano de Ação Local.

Na segunda parte, foram apresentados os resultados preliminares da Matriz Energética de Torres Vedras, que  foi desenvolvida sob coordenação da OesteSustentável e do inquérito sobre questões energéticas que está a ser realizado aos Torrienses. Estes serviram de mote para o debate que se seguiu, onde todos os stakeholders que participaram no “Energy Lab” foram convidados a centraram as suas intervenções em sugestões, iniciativas e oportunidades de negócio passíveis de promover direta ou indiretamente o incremento da taxa de utilização de energias renováveis e o seu impacte económico nas empresas e no desenvolvimento da região.

Os temas inicialmente propostos para debate foram: a Biomassa, os Biocombustíveis, a Eficiência Energética e Microprodução. Com o desenrolar do debate sugiram novos temas, dos quais se destacam as Renováveis, Bio Economia e Transportes.

voltar