Notícias

voltar

EDP e Sonae vão produzir energia solar

07 de Fevereiro

 A EDP está a instalar o maior projecto de minigeração solar fotovoltaico em Portugal, com 46 unidades de minigeração nas coberturas de lojas da Sonae.

Neste projecto, mais de 15 mil painéis solares fotovoltaicos instalados em cerca de 50 mil m2 irão produzir 125 GWh de energia limpa de origem solar, ao longo de 25 anos, evitando assim a emissão de mais de 42 mil toneladas de CO2.

A energia produzida seria suficiente para abastecer quase todo o consumo doméstico do concelho de Torres Vedras (143 GWh em 2012).

O projeto realiza-se no modelo energy manager, ou seja, a EDP é responsável pelo desenho, engenharia e instalação dos sistemas, realiza o investimento e tem a propriedade das unidades de minigeração durante o período de contrato de 15 anos.

Como contrapartida pela utilização do espaço, a EDP vende a energia à rede e paga uma parte das receitas obtidas à Sonae durante o contrato. Após o período de contrato a propriedade dos sistemas é cedida à Sonae, passando esta a usufruir da energia produzida.

Esta é mais uma aposta da EDP na energia solar fotovoltaica em Portugal, onde é líder de mercado com mais de 1.000 sistemas solar fotovoltaicos instalados em residências e em empresas por todo o país.

Esta iniciativa, envolvendo a produção de energia renovável, reforça o compromisso para com o Desenvolvimento Sustentável da EDP, que pelo 5º ano consecutivo se encontra no Índice Dow Jones de Sustentabilidade ocupando posições de liderança no sector elétrico mundial.


In: www.expresso.pt (2013-02-08)

Fonte: expresso.sapo.pt/edp-e-sonae-vao-produzir-energia-solar=f785588

voltar