Notícias

voltar

Consumos energéticos públicos estão a ser reduzidos

15 de Março

 No intuito de diminuir gastos e agir localmente para minimizar os fenómenos da poluição e das alterações climáticas, o consumo energético no concelho (Torres Vedras)  relativo à iluminação pública tem sido racionalizado.

 
Para esse efeito a Câmara Municipal efetuou um levantamento das estruturas de iluminação pública existentes no território torriense de modo a identificar-se consumos excedentários, o que levou a EDP a desligar 961 aparelhos de iluminação (tal representou uma diminuição de consumo energético naquelas estruturas na ordem dos 20%, correspondendo a uma redução de emissões de CO2 de cerca de 711 toneladas).
 
A Câmara Municipal tem também vindo a monitorizar e a reduzir os consumos energéticos nos edifícios municipais. Uma das medidas implementadas para reduzir esses consumos passou pela instalação de detetores de movimento para comando da iluminação em casas de banho do Edifício Multisserviços da Câmara Municipal e no hall das escadas de acesso ao parque de estacionamento do mesmo, estimando-se com esta ação a obtenção de uma poupança anual de 250KWh. Outra medida neste último âmbito prendeu-se com a instalação de baterias de condensadores no posto de transformação do referido edifício, o que evita a faturação de energia elétrica reativa, conseguindo-se assim poupanças anuais de cerca de 1.050€. Está também prevista a instalação de baterias de condensadores no Parque Regional de Exposições e no Mercado Municipal de Torres Vedras. De referir, ainda, que no parque de estacionamento deste último equipamento foram desligadas 130 lâmpadas de 58 W.
 
In: www-cm-tvedras.pt (22-03-2013)
 
 
voltar