Notícias

voltar

Eletricidade mais barata no mercado liberalizado

02 de Abril

 Os consumidores que optarem pelo mercado liberalizado podem ter uma descida de 10% da fatura energética, segundo a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

A mudança do mercado regulado para o mercado liberalizado da energia elétrica pode trazer um ganho de 10% aos consumidores.

 A conclusão é da Entidade Reguladora dos Serviço Energéticos (ERSE), num relatório onde se pode ler ainda que até ao momento já mudaram de regime 1,5 milhões de consumidores em Portugal. O período transitório estende-se até 2015.

 A ERSE dá como exemplo um casal com dois filhos, que contratou uma tarifa transitória regulada e uma fatura anual de 1.005,62 euros. O mesmo casal, no mercado livre, pode optar por uma tarifa mais barata e acaba por ter uma fatura anual de 905,23 euros, para o mesmo tipo de serviço, o que significa uma poupança de 100 euros por ano.

 Em junho de 2012, com a extinção da tarifa regulada, "houve uma aceleração do mercado e um consequente aumento da oferta", segundo fonte oficial da ERSE.

Ou seja, segundo a mesma fonte, "não há um aumento do preço da eletricidade, pois é analisada a média das ofertas que estão a ser praticadas no mercado e não do valor pago por cada consumidor".

In: www.expresso.pt (09-04-2013)

Fonte: expresso.sapo.pt/eletricidade-mais-barata-no-mercado-liberalizado=f797613

voltar