Notícias

voltar

Carro elétrico mais potente do mundo é carregado com tecnologia portuguesa.

18 de Abril

Projeto patrocinado pela Comissão Europeia foi apresentado em Barcelona e conta com contributo da portuguesa Magnum Cap.

O circuito da Catalunha, em Barcelona assistiu nos dias 28/02 e 10/03 de 2013, à apresentação do automóvel elétrico mais potente do mundo, o Volar-e.

Trata-se de um veículo com uma potência de 1000cv, prestações ao nível dos superdesportivos mais consagrados do mundo e uma particularidade especial: as suas baterias são carregadas em apenas 15 minutos, com recurso a um carregador único no mundo, desenvolvido pela portuguesa Magnum Cap.

Este consórcio foi liderado pelos espanhóis da Applus+IDIADA, empresa especializada na prestação de serviços de design, engenharia, testes e homologação para a indústria automóvel, que nos últimos anos tem vindo a dedicar especial atenção aos veículos elétricos.

O projeto, cofinanciado pela Comissão Europeia, pretende assumir-se como ícone da promoção do veículo elétrico, posicionando-o como alternativa real aos veículos de combustão e demonstrando que as barreiras à sua utilização estão já a caminho de ser ultrapassadas. O Volar-e é alimentado por quatro motores elétricos iTORQ, que elevam a sua potência aos 1000cv e as prestações ao nível de qualquer supercarro: 3,4s dos 0 aos 100 km/h e 300km/h de velocidade máxima.

Tão impressionante como as prestações na estrada é o tempo de carregamento das suas baterias, que necessitam de apenas 15 minutos para carregamento total. A tornar isto possível está um carregador especialmente desenvolvido pela empresa portuguesa Magnum Cap, que conta na sua oferta com diversas soluções de carregamento para o segmento particular e empresarial, sendo uma das entidades que equipou a rede Mobi.e.

“Com a participação no Volar-e demonstramos que a questão dos carregamentos não tem que ser limitadora.” – diz José Henriques, CEO da Magnum Cap – “A tecnologia que desenvolvemos e incorporámos neste carregador será replicada na nossa oferta comercial, contribuindo para reduzir ainda mais os tempos de carregamento, atenuando uma das principais barreiras à massificação do veículo elétrico.”

A apresentação do Volar-e contou com a presença de António Tajani, Vice-Presidente da Comissão Europeia para as áreas da Indústria e Empreendedorismo.

PARA SABER MAIS SOBRE O VOLAR-E

 

Fonte: Magnum Cap 

voltar