Notícias

voltar

Polo de Competitividade e Tecnologia da Energia a funcionar em Torres Vedras

31 de Maio

A sede do EnergyIN - Polo de Competitividade e Tecnologia da Energia está a funcionar em Torres Vedras.

Para esse efeito foi na ocasião assinado um acordo de cooperação envolvendo o EnergyIN, a Junta da Freguesia de Santa Maria do Castelo e S. Miguel e a Câmara Municipal, que estiveram representados pelos respetivos presidentes (Custódio Miguens, Horácio Silva e Carlos Miguel).

De referir que o EnergYIN é uma associação sem fins lucrativos, fundada por algumas das maiores empresas nacionais que operam na área das energias renováveis e eficiência energética, para cooperar com as comunidades empresarial e científica em prol da competitividade deste setor da indústria nacional, visando a criação de riqueza e de emprego qualificado no país, e também a internacionalização das empresas.

É missão do EnergyIN cooperar com as empresas ligadas ao setor energético estabelecidas em Portugal, nomeadamente fabricantes de equipamentos e fornecedores de serviços, visando estimular parcerias e melhorar a competitividade dessas empresas no mercado global (com enfase nas vertentes das energias renováveis e da eficiência energética) por meio de apostas adequadas em tecnologia e inovação. O EnergyIN tem igualmente a ambição de encorajar o Empreendedorismo inovador no referido setor. A realização da sua missão passa pela criação, em Portugal, de um cluster de indústria, inovação e tecnologia, competitivo a nível nacional.

A atividade do EnergyIN desenvolve-se em cinco fileiras estratégicas: Energia Offshore, Energia Solar, Eficiência Energética, Redes Avançadas e Energias para a Mobilidade Sustentável.

Refira-se, ainda, que o EnergyIN vai levar a cabo a sua 3.ª conferência anual, nos dias 26 e 27 de junho, no Teatro-Cine de Torres Vedras, sob o tema “A Indústria da Energia: Estratégias de Crescimento para 2020”, na qual se abordará temáticas relevantes para as empresas portuguesas do setor da energia, e para a tão necessária aposta no seu crescimento no futuro próximo. As inscrições devem ser efetuadas até ao dia 23 de junho pelo e-mail::beatriz.miranda@energyn.pt.

Fonte: www.cm-torres.pt (2013-06-03)

voltar