Notícias

voltar

No Parque Eólico da Lourinhã: Ligação do milésimo megawatt da Eneop - Eólicas de Portugal.

17 de Junho

Ao ligar mais um dos nove aerogeradores que integram o Parque Eólico da Lourinhã I, a ENEOP - Eólicas de Portugal atingiu o milésimo megawatt de potência energética. No decorrer de uma cerimónia, que contou com a presença do secretário de Estado da Energia, Artur Trindade, foi descerrada uma placa que assinalou o cumprimento desta meta.

O marco na vida da empresa foi ainda celebrado com uma sessão, que contou com a intervenção de  quadros da ENEOP*, de representantes da Enercon e da EDP Renováveis (que integram o grupo da Eneop, em conjunto com a Finerge, Generge e TP), do presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, José Manuel Custódio e do representante do Governo.

Os intervenientes foram unânimes em considerar esta fonte energética, ambiental e economicamente, mais vantajosa do que outros tipos de energia, salientando a necessidade de serem valorizados os recursos eólicos do país.

Neste quadro, o trabalho da ENEOP foi igualmente elogiado, tendo sido apontadas as mais-valias do projeto de instalação do primeiro polo industrial para produção de aerogeradores de última geração e o desenvolvimento de novos projetos de parques eólicos, a partir da produção destas unidades industriais.

Referiu-se ainda que par da produção energética, a ENEOP propiciou o conhecimento e o desenvolvimento industrial, sendo responsável pela criação de 1700 postos de trabalho no nosso país.

No Parque Eólico da Lourinhã I foram investidos, aproximadamente, 24 milhões de euros, com a instalação de 9 aerogeradores, que produzem 42.000 MWh/ano. Estima-se que a energia produzida pelo Parque Eólico permitirá satisfazer o equivalente a 1,2 vezes o consumo doméstico do concelho da Lourinhã (36.500 MWh/ano) e o equivalente a 46,4% de toda a energia elétrica produzida no concelho (90.500 MWh/ano)

*A ENEOP – Eólicas de Portugal, S.A. é uma empresa constituída em resposta na sequência do Concurso Público para Energia Eólica de 2005-2006.,A empresa ganhou a primeira e maior fase deste concurso, conseguindo os direitos para a instalação de 1200 MW de novos parques eólicos até 2013.

 

Fonte:  www.cm-lourinha.pt (2013-06-24)

voltar