Notícias

voltar

PENICHE ABRE CENTRO DE INTERPRETAÇÃO AMBIENTAL - Amanhã, 8 de outubro, a partir das 17h45, no Centro de Alto Rendimento de Peniche

07 de Outubro

O projeto europeu SURGE (Simple Underwater Renewable Generation of Electricity), financiado pelo 7º programa quadro da União Europeia, destina-se a testar e avaliar o protótipo de segunda geração do dispositivo Finlandês WaveRoller, ao largo de Peniche.
 
Após quase uma década de Investigação e Desenvolvimento no ramo da energia das ondas, e tendo realizado testes à escala real na Escócia e em Portugal, com o protótipo WaveRoller1, a AW-Energy, detentora da tecnologia, encontra-se a testar o segundo protótipo em águas portuguesas. Esta é uma tecnologia nearshore (próxima da costa) que se situa a uma profundidade de cerca de 15-20 metros e que assenta no fundo marinho, aproveitando o movimento horizontal das ondas a baixa profundidade para fazer oscilar os seus painéis ou asas verticais.
 
O projeto SURGE é um dos poucos projetos de demonstração à escala real, a nível mundial, que visa contribuir para a maturação de uma tecnologia tendo em vista a sua comercialização. Este projeto, iniciado em Outubro de 2009, marca mais um importante passo na atração de tecnologia do sector de energia das ondas para Portugal e surge na sequência dos testes de mar, realizados com protótipos, em Peniche, durante os anos de 2007 e 2008. A AW-Energy, empresa proprietária do WaveRoller, foi fundada em 2002 tendo como aposta forte o investimento em I&D na energia das ondas, do qual resultou o desenvolvimento e patente do conceito WaveRoller. Neste projeto existe, um grande enfoque em construir um dispositivo robusto ao nível dos componentes e estrutura, de construção e montagem simples acompanhados por um programa técnico e ambiental que garantam uma maturação sustentável. A etapa crucial de desenvolvimento consiste em testar o novo protótipo WaveRoller2, que marca um avanço importante em relação à versão anterior, aumentando de uma para três as asas por dispositivo e tendo como objetivo uma potência nominal de 600- 800 kW, dependendo do local de implementação.
 
O projeto SURGE integra 10 instituições europeias: AW Energy Oy (Finlandia), Multimart Oy (Finlandia), ABB Oy (Finlandia), Bosch Rexroth GmbH (Alemanha), Estaleiros Navais de Peniche SA (Portugal), Eneólica SA (Portugal), Centro de Energia das Ondas - WavEC (Portugal), Instituto Hidrográfico (Portugal), Município de Peniche (Portugal) e Instituut voor Infrastructuur, Innovatie en Milieu (Bélgica) e tem um investimento elegível superior a 5 milhões de euros, dos quais cerca de 3 milhões são cofinanciados pelo FP7. No âmbito do projeto SURGE, o Município de Peniche e o Centro de Energia das Ondas – WavEC são as entidades responsáveis pelas tarefas de disseminação do projeto, nas quais se inclui a obrigação de criar um espaço de demonstração do próprio projeto e da tecnologia em que este se baseia. Nesse sentido, foi construído um espaço expositivo, localizado no Centro de Alto Rendimento de Surf de Peniche que pretende divulgar as potencialidades e as vantagens económicas e ambientais do WaveRoller.
 
De acordo com o contrato de financiamento para a construção do Centro de Alto Rendimento de Surf de Peniche, o Município estava obrigado a que uma das suas salas se destinasse a ser um espaço de interpretação ambiental, pelo que desta forma o Município de Peniche cumpre duas obrigações em simultâneo.
 
O visitante deste novo espaço pode, individualmente ou em grupo, assistir a vídeos e consultar a informação exposta, ficando a conhecer a história desta tecnologia, as suas principais características e as expectativas existentes em relação à sua evolução e expansão
 

Fonte: www.cm-peniche.pt (2013-10-11)

voltar