Notícias

voltar

Dia da Energia – OesteSustentável organizou Workshop “O novo sistema de Certificação Energética de Edifícios e os SGE ISO 50001”

30 de Maio

 Dia da Energia – OesteSustentável organizou Workshop “O novo sistema de Certificação Energética de Edifícios e os SGE ISO 50001”

 A Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste (OesteSustentável) celebrou, ontem, dia 29 de maio, o Dia Nacional da Energia, com a realização de um Workshop intitulado: “O novo sistema de Certificação Energética de Edifícios e os SGE ISO 50001”.

 

O evento organizado com o apoio da Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM) e em parceria com Agência para a Energia (ADENE) e a Associação das Agências de Energia e Ambiente - Rede Nacional (RNAE) contou com cerca de 40 participantes, na sua maioria vereadores e técnicos municipais, mas também com a participação de empresas e particulares.  

 

Na primeira parte da sessão, foi apresentada a “Nova regulamentação do Sistema Nacional de Certificação Energética de Edifícios (Decreto-Lei 118/2013)”, por parte de Francisco Passos da ADENE. Na segunda parte foi feita uma abordagem sobre a recente norma “ISO 50001 – Sistemas de Gestão de Energia na gestão energética dos edifícios”, apresentada por Orlando Paraíba, da RNAE.

 

O evento foi moderado pelo Diretor Executivo da OesteSustentável, Rogério Ivan, tendo posteriormente sido concluído pelo Presidente do Conselho de Administração da OesteSustentável e Presidente da Câmara Municipal de Óbidos, Humberto Marques, que destacou o facto de o Dia da Energia dever ser celebrado 365 dias por ano, assim como a preocupação com o tema da energia que deve ser fomentada entre todos, no sentido de haver uma maior consciência para a racionalização. Por fim agradeceu a presença dos oradores, colaboradores da OesteCIM e participantes. 

voltar