Notícias

voltar

Convenção “Low Carbon de um OesteSustentável“ – DIA 1

09 de Julho

A OesteSustentável - Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste em parceria com a OesteCIM - Comunidade Intermunicipal do Oeste deu inicio hoje, dia 9 de Julho à Convenção “Low Carbon de um OesteSustentável“ - Desafios e Oportunidades, na sede da OesteCIM, em Caldas da Rainha.

No discurso de boas vindas, o Eng.º Humberto Marques, Presidente do Conselho de Administração da OesteSustentável, destacou a importância da Convenção e dos Planos de Ação para a Sustentabilidade Energética do Oeste (SEAP’s) para a valorização do território e o empenho dos Municípios no cumprimento de metas de redução de consumo de energia e das emissões de GEE (Gases Efeito de Estufa), particularmente no âmbito do “Pacto de Autarcas”. Posteriormente foram apresentados os SEAP’s do Oeste, assim como os SEAP’s dos Municípios de Gaia e Oeiras.

Foi ainda apresentado o Programa ELENA e o Programa Portugal 2020, tendo posteriormente sido realizadas Reuniões Bilaterais com os Técnicos dos Municípios presentes com o objetivo de definir medidas e de debater prioridades na implementação destas nos respetivos territórios. Amanhã dia 10 de Julho, será apresentado o Observatório “Low Carbon” aos Autarcas dos Municípios Associados da OesteSustentável, sendo também por estes debatidos os SEAP’s.

Durante o decorrer dos trabalhos, serão apresentados diversos mecanismos de financiamento que permitirão a sua implementação. A concluir a Convenção, será apresentado e atribuído a cada um dos Autarcas presentes, um certificado de compensação das emissões GEE associadas ao evento, antes da Assinatura do Pacto.

voltar