Notícias

voltar

“Ventos de Poupança” mobiliza comunidade escolar

30 de Janeiro

Concurso inter-escolas sensibiliza mais de 70 mil pessoas para a “eficiência energética”.

A OesteSustentável - Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste, está a promover e a coordenar, em articulação com a ENERDURA - Agência Regional de Energia da Alta Estremadura e com a AMESEIXAL - Agência Municipal de Energia do Seixal, o concurso pedagógico “Ventos de Poupança” que tem como finalidade promover a utilização racional da energia eléctrica em escolas do Ensino Básico e Secundário localizadas na Região do Oeste, Odivelas, Leiria, Sintra e Seixal.

Entre os principais objectivos deste concurso pedagógico destaca-se a mobilização dos participantes para a importância da eficiência energética, a promoção de uma redução superior a 10% no consumo de energia eléctrica nas escolas envolvidas, assim como a adopção de boas práticas de consumo de energia eléctrica nas habitações de toda a comunidade escolar.
 
As 42 escolas em concurso que estão a elaborar um miniplano de sensibilização para a temática da eficiência energética mobilizaram, até a presente data, mais de 70 mil votos e o preenchimento de mais de 14 mil questionários.
 
Com base nos resultados provisórios, o top 3 das escolas mais votadas é composto pelo Agrupamento de Escolas D. João II de Caldas da Rainha, pela Escola E.B. 1,2 Ciclo - Complexo Escolar do Alvito do concelho de Óbidos e pelo Externato de Penafirme do concelho de Torres Vedras, respectivamente.
 
As escolas estão a disputar os primeiros lugares submetendo os miniplanos à organização, votando e preenchendo questionários online no website www.ventosdepoupanca.pt até 31 de janeiro.
 
Posteriormente, o comité de avaliação comunicará as 30 escolas que passam à 2ª fase, recebendo estas como prémio um “kit” de monitorização de energia eléctrica, assim como uma estação meteorológica com anemómetro.
 
A 2ª fase realizar-se-á de 16 de Fevereiro a 11 de maio de 2015, sendo a decisão dos vencedores anunciada na cerimónia final com a entrega simbólica de uma microturbina eólica a cada uma das dez escolas premiadas, em evento a realizar no último período escolar, no Edifício da Comunidade Intermunicipal do Oeste – OesteCIM, em Caldas da Rainha.
 
O projecto “Ventos de Poupança” desenvolve-se no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica (PPEC 2013-2014), aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
voltar