Notícias

voltar

Concurso escolar “Ventos de Poupança” divulga resultados da 1ª fase

16 de Fevereiro

Concurso promovido pelas Agências de Energia do Oeste (OesteSustentável), Alta Estremadura (Enerdura) e Seixal (Ameseixal) revela as 30 instituições de ensino que passam à próxima fase.

O júri do Concurso reuniu-se no passado dia 11 de Fevereiro na sede da OesteSustentável para avaliar os resultados finais da primeira fase. Com base nos três critérios previamente definidos, nomeadamente votos da comunidade, questionários preenchidos e a qualidade dos mini-planos de sensibilização, foram seleccionadas as 30 escolas que se apuram para a 2ª fase do concurso, entre elas 18 das 20 escolas inscritas na área de intervenção da OesteSustentável, oito das 16 participantes da Enerdura e quatro das seis participantes da Agência de Energia do Seixal. Estas receberão como prémio um sistema de monitorização de energia eléctrica e uma estação meteorológica com anemómetro.
 
Na próxima fase, as escolas apuradas deverão realizar o levantamento das necessidades de energia eléctricas da escola e elaborar relatório que inclua o diagnóstico e plano de acção; As eco-equipas terão ainda que efectuar a avaliação do potencial eólico da escola e dimensionar um parque de microturbinas eólico.
A 2.ª fase do Concurso decorrerá até 11 de Maio de 2015 e culminará com a atribuição do prémio final às 10 melhores escolas: uma micro-turbina eólica.
 
O projecto “Ventos de Poupança”, é coordenado pela OESTESUSTENTÁVEL – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste, e desenvolve-se no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica (PPEC 2013-2014), aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Tem como parceiros a ENERDURA - Agência Regional de Energia da Alta Estremadura e a AMESEIXAL - Agência Municipal de Energia do Seixal.
 
Veja aqui a lista de Escolas Apuradas para a 2ª Fase
voltar