A Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste – OesteSustentável realizou diagnósticos energéticos a 24 quartéis de bombeiros do Oeste, Sintra, Odivelas e Vila Franca de Xira no âmbito do projecto “Eco Bombeiros – Sensibilização para a eficiência energética em quartéis de bombeiros”
O projecto, que está a ser implementado através do Plano de Promoção para a Eficiência no Consumo (PPEC), da Entidade Reguladora para os Serviços Energéticos (ERSE) e promovida por um consórcio de Agências de Energia onde se integra a OesteSustentável Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste abrange 61 quartéis de bombeiros, 16 dos quais na Região Oeste.
A iniciativa premiará as corporações mais eficientes ou que conseguirem uma maior redução do consumo de energia elétrica, com prémios na forma de equipamentos e serviços de energia entre os 500€ e os 2.500€. Para além destes prémios, todas as corporações irão beneficiar de uma redução dos seus custos de exploração como consequência da redução do seu consumo de energia eléctrica.
O projecto, que arrancou no decorrer de 2014, foi caracterizado durante o último ano pela divulgação e sensibilização do projeto e participantes, tendo nos últimos três meses sido realizadas as visitas técnicas para o diagnóstico energético às instalações dos quartéis de bombeiros participantes. Tal diagnóstico para além de se representar um estudo efectivo focado em soluções de melhoria da eficiência energética e redução do consumo, identifica também o padrão de consumo de referência para o concurso.
Durante o presente mês de Outubro, serão entregues os relatórios técnicos das visitas às corporações de bombeiros, assim como um “Guia de Boas-Práticas Energético-Ambientais em Quartéis de Bombeiros”, onde se destacam medidas comportamentais e de sensibilização para toda a comunidade.
O período de acompanhamento, monitorização e avaliação de consumos de energia elétrica nos quartéis em competição decorrerá entre 01 de outubro e 30 de setembro de 2016, sendo que após este período serão divulgados os vencedores das categorias: corporação com maior redução de consumo (%), e corporação mais eficiente.
As 24 corporações afetas à OesteSustentável são: Alcobaça, Alenquer, Algueirão-Mem Martins, Alhandra, Almoçageme, Arruda dos Vinhos, Benedita, Bombarral, Cadaval, Caldas da Rainha, Colares, Lourinhã, Merceana, Nazaré, Óbidos, Odivelas, Pataias, Peniche, Queluz, São Martinho do Porto, Sintra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.
Para além da OesteSustentável, o consórcio coordenado pela Agência S.energia conta ainda com a participação de outras agências de energia nomeadamente a AMESeixal – Agência Municipal de Energia do Seixal, ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, AREANATejo – Agência Regional de Energia e Ambiente do Norte Alentejano e Tejo e ENEAREA – Agência Regional de Energia e Ambiente do Interior.