Notícias

voltar

OesteSustentável reúne cerca de 40 PME’s da região Oeste, em acção de formação sobre Eficiência Energética

06 de Novembro

Mais de 40 empresas estiveram reunidas no Parque de Negócios de Alcobaça para a ação de formação sobre Eficiência Energética em PME’s dinamizado pela Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste – OesteSustentável.

Decorreu no passado dia 03 de novembro uma acção de formação sobre Eficiência Energética dirigida a PME’s, dinamizada pela Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste - OesteSustentável em parceria com a RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional), no âmbito do projecto Galp PME Pro Energy e do Plano de Promoção para a Eficiência no Consumo (PPEC), da ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

A sessão de formação teve o duplo objectivo de estimular a redução dos consumos através da capacitação de gestores de PME's para a gestão eficiente de energia e identificação de oportunidades de aproveitamento e utilização de energias renováveis assim como a de redução do contributo dos custos energéticos no custo de produção e de serviços dentro das suas áreas de actividade.

No decorrer da sessão foram abordados de uma forma geral temas como a factura de energia, mercado liberalizado, a iluminação, climatização e equipamentos de frio, isolamentos, distribuição, entre outros. Na segunda parte da sessão introduzam-se questões mais práticas como a gestão de energia e a definição do plano de eficiência energética mais direccionado e vocacionado para cada uma das empresas.

Por ultimo, a OesteSustentável disponibilizou o seu apoio às empresas participantes que pretendam candidatar-se ao galardão “Galp PME Pro Energy”, no âmbito deste projecto, particularmente através do acompanhamento nesse processo, no aconselhamento sobre práticas de eficiência energética adequadas aos vários sectores de atividade, entre outros.

voltar