Notícias

voltar

Renováveis poupam €16,4 milhões à Madeira

04 de Novembro

 A aposta nas energias renováveis permite à Madeira poupar 16,4 milhões na importação de fuelóleo.

O presidente do Conselho de Administração da Empresa de Eletricidade da Madeira (EEM) afirmou hoje que a região poupou "16,4 milhões de euros na importação de fuelóleo para produção de energia elétrica", devido ao uso das renováveis.

Em declarações à Lusa, Rui Rebelo disse que, nos primeiros nove meses do ano, a Madeira conseguiu ainda reduzir em "111.225 toneladas, a emissão de CO2, o que representou uma economia de 1,6 milhões de euros de licenças".

Acrescentou que nos três primeiros trimestres do ano "a produção de energia, a partir de fontes renováveis, atingiu os 186,3 Gwh", o que, de acordo com o responsável, permitiu que, em 2010, "a contribuição das energias renováveis no total da produção de eletricidade atingisse 26 por cento".

A região insular tem como meta definida pelo executivo, para o corrente ano, que as energias renováveis representem 28 por cento da produção energética.

Ainda de acordo com os dados disponibilizados pela EEM, "no final de setembro, as fontes renováveis garantiam já 27 por cento da produção", acrescentando Rui Rebelo que "a água foi responsável por 14,7 por cento da produção", a que acresce os contributos da eólica (6,8 por cento), dos resíduos (3,7 por cento) e fotovoltaica (1,8 por cento).

"A contribuição das renováveis intermitentes é variável ao longo do ano, sendo a componente hídrica naturalmente mais baixa no verão", explicou, salientando que, "no período de outono e inverno, as componentes hídrica e eólica atingem os seus valores mais elevados".

Desta forma, em março, a componente hídrica atingiu o seu ponto mais alto, ao garantir 27,2 por cento da produção de energia, com o mês de junho a permitir o melhor aproveitamento da energia obtida a partir do sol (2,4 por cento). A energia eólica garantiu, em junho, 10,4 por cento de toda a energia, com o lixo a sustentar, no mês de setembro, 4,5 por cento da produção.

O conjunto obtido com os contributos da água, vento, sol e no aproveitamento do lixo permitiram, este ano, que a EEM importasse menos 40.980 toneladas de fuelóleo.

Na Madeira, os parques fotovoltaicos têm uma potência instalada de 16 MW, enquanto os eólicos podem produzir 44 MW. Já o sistema hidroelétrico tem uma potência de 50 MW.

in Expresso 04/11/11
http://aeiou.expresso.pt/renovaveis-poupam-8364164-milhoes-a-madeira=f685398

 

voltar