Notícias

voltar

OesteSustentável contribui com ideias para opções de Adaptação às Alterações Climáticas no âmbito do projecto ClimAdaPT.Local

09 de Novembro

Realizou-se no passado dia 05 de novembro, um Workshop do Projeto ClimAdaPT.Local, no Centro de Educação Ambiental em Torres Vedras, com o objetivo de se apresentarem as opções de adaptação às alterações climáticas para o Município de Torres Vedras.

O Workshop contou com vários agentes públicos e privados, stakeholders locais e regionais, entre outros, tendo a Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste – OesteSustentável sido convidada para contribuir para o debate de ideias nas mesas temáticas de Energia; e Governança, numa perspetiva regional, mas com especial incidência local para a persecução da Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC) para o Município de Torres Vedras. Nesta matéria foram discutidas ideias gerais relativas às alterações climáticas, passado e futuro, do concelho de Torres Vedras, assim como as vulnerabilidades, riscos, oportunidades e medidas a ter em conta nos próximos anos, enquadradas com os cenários climáticos para a Região de Lisboa e Vale do Tejo.
 
O projeto ClimAdaPT.Local tem como objetivo iniciar em Portugal um processo contínuo de elaboração de Estratégias Municipais de Adaptação às Alterações Climáticas (EMAAC) e a sua integração nas ferramentas de planeamento municipal. Pretende-se alcançar este objetivo pela capacitação do corpo técnico municipal, pela consciencialização dos atores locais e pelo desenvolvimento de ferramentas e produtos que facilitem a elaboração e implementação das EMAAC nos municípios participantes e, no futuro, nos demais.
 
O projeto visa, ainda, criar uma Rede de Municípios de Adaptação Local às Alterações Climáticas em Portugal que constitua um fórum permanente de reflexão e dinamização das políticas públicas locais no domínio da adaptação.
 
O projeto está integrado no Programa AdaPT, gerido pela Agência Portuguesa do Ambiente, IP (APA, IP), enquanto gestora do Fundo Português de Carbono (FPC), no valor total de 1,5 milhões de euros cofinanciado a 85% pelo EEA Grants e a 15% pelo FPC. O projeto beneficia de um apoio de 1,270 milhões de euros da Islândia, Liechtenstein e Noruega através do programa EEAGrants, e de 224 mil euros através do FPC. O objetivo do projeto ClimAdaPT.Local é desenvolver estratégias municipais de adaptação às alterações climáticas.
voltar