Notícias

voltar

OesteSustentável participa em “Encontro Ibérico” para parcerias em projectos INTERREG-POCTEP

25 de Novembro

Realizou-se no passado dia 19 de novembro, em Ávila, Espanha, um encontro ibérico com o tema “Cooperar para inovar e internacionalizar a economia entre Espanha e Portugal”, tendo como objetivo principal a apresentação de projectos conjuntos ao POCTEP (Programa Operacional de Cooperação Transfronteiriça Espanha-Portugal) 2014-2020.

A OesteSustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste a convite da Diputación de Ávila, participou numa jornada de trabalho entre Espanha e Portugal que contou com a presença de cerca de 40 membros de administrações públicas, universidades, agências de energia e organizações empresariais de Espanha e Portugal, mais concretamente das áreas de cooperação (AC) de Norte de Portugal – Castilla y León (AC2) e Castilla y León – Centro de Portugal (AC3). As principais linhas de atuação discutidas foram a mobilidade sustentável, a promoção turística, a educação, a eficiência energética, o empreendedorismo, entre outras.

O encontro serviu para estreitar relações, encontrar pontos comuns e formar consórcios para a apresentação de candidaturas à primeira convocatória do INTERREG-POCTEP, que se encontra aberta até dia 22 de janeiro de 2016. Neste contexto foram manifestadas intenções de cooperação com a OesteSustentável, por parte de três parceiros espanhóis, nomeadamente nas áreas da mobilidade, educação e energias renováveis.

Recentemente este convite, resultou na composição de dois consórcios para a apresentação de candidaturas ao programa POCTEP, nomeadamente de um projecto na área da mobilidade, o "Moveletur", que já foi submetido, e outro que está a ser preparado na área da sustentabilidade agrícola, o "EcoRiego".

O Programa INTERREG-POCTEP V-A 2014-2020 apresenta cinco objetivos temáticos principais, tem uma dotação financeira de 288 milhões de euros FEDER, e promove a cooperação entre 37 NUT III pertencentes aos dois países, assegurando a consistência e a continuidade das zonas estabelecidas no anterior período de programação, incluído agora a região Centro, mais concretamente a sub-região Oeste como território elegível, dando também às Agências de Energia e Ambiente a possibilidade de participarem como entidades elegíveis, tornando assim possível a participação da OesteSustentável neste tipo de projetos de cooperação transfronteiriça.

voltar