Notícias

voltar

Cerimónia de Entrega de Prémios do projecto escolar “Ventos de Poupança”

14 de Janeiro

Competição escolar “Ventos de Poupança” promovida pelas Agências de Energia do Oeste (OesteSustentável), Alta Estremadura (Enerdura) e Seixal (AMESeixal) chega ao final com cerimónia de entrega de prémios.

O projecto “Ventos de Poupança”, iniciativa da OesteSustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste com a parceria das congéneres Enerdura e Ameseixal, tem como principal objectivo a promoção do conhecimento e boas práticas de eficiência energética e energias renováveis no 2º e 3º ciclo do ensino básico e secundário dos municípios abrangidos por estas Agências de Energia. Esta iniciativa tem o apoio do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC 2013-2014), promovido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).
 
Tendo arrancado em novembro de 2014, a competição teve na fase inicial a participação de 43 escolas, com cerca de 30 mil alunos e 120 mil pessoas envolvidas de toda a comunidade escolar e familiar. Foi caracterizada por eco-equipas de cada escola que desenvolveram, numa primeira fase, actividades pedagógicas relacionadas com a eficiência energética, por exemplo a elaboração de miniplanos de sensibilização para boas práticas no consumo energético e na votação on-line de apoio às escolas.
 
A segunda fase consistiu na realização do levantamento das necessidades de energia elétrica, planos de acção, assim como uma avaliação do potencial eólico das escolas e o dimensionamento do um parque de microturbinas eólicas. O projecto culmina assim com a atribuição de prémios finais, destacando-se entre eles, micro-turbinas eólicas a 10 escolas.
 
A cerimónia de entrega de prémios deste concurso realiza-se no próximo dia 19 de janeiro de 2016, pelas 14h00 no Salão Nobre do edifício sede da Comunidade Intermunicipal do Oeste – OesteCIM em Caldas da Rainha.
voltar