Notícias

voltar

Competição “Energy Game II” promovida pela OesteSustentável apura Escolas de Alenquer, Benedita e Nazaré para final nacional

13 de Maio

Vencedor nível 1 - Agrupamento de Escolas da Nazaré Vencedor nível 2 - Agrupamento de Escolas da Abrigada Vencedor nível 3 - Externato Cooperativo da Benedita

Mais de 300 alunos de 15 escolas da região Oeste participaram na fase regional da competição “Energy Game II”, iniciativa promovida pela OesteSustentável apura Agrupamento de Escolas da Nazaré (Nazaré), Agrupamento de Escolas de Abrigada (Alenquer) e Externato Cooperativo da Benedita (Alcobaça) para representar a região na final Nacional.

Nas últimas semanas, a OesteSustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste dinamizou o jogo interativo “Energy Game II” nas escolas da região Oeste, tendo sido apurada a turma do 4º D do Agrupamento de Escolas da Nazaré (Nazaré) com uma pontuação média de 374 pontos, representando assim o nível I, a turma do Programa Integrado de Educação e Formação do Agrupamento de Escolas de Abrigada (Alenquer) com uma pontuação média de 468 pontos, representando o nível II, e a turma de 10º ano do Externato Cooperativo da Benedita (Alcobaça), com uma pontuação média de 522 pontos, o nível III. Cada uma das turmas irá ser representada por oito alunos cada, divididos pelas oito etapas deste jogo.


De salientar que o “Energy Game II” pretende sensibilizar os mais jovens para a temática da eficiência energética, de uma forma dinâmica e em que todos os jogadores interajam em simultâneo, utilizando para o efeito um jogo eletrónico que funciona a partir de um computador, projetado num ecrã e utilizando comandos de uma consola. Este simula a história de uma família com oito personagens que participam num concurso televisivo. O principal objetivo deste jogo passa pela transmissão de conhecimentos de uma forma lúdica e pedagógica incutindo nos jovens estudantes a problemática da eficiência energética, de modo a consciencializa-los para a poupança de energia.


Tendo-se constatado um enorme entusiasmo entre todos os alunos participantes, todas a comunidades escolares envolvidas manifestaram bastante interesse nas temáticas apresentadas, tendo tido imensa facilidade em perceber e executar as dinâmicas do jogo.


A final Nacional realizar-se-á dia 24 de maio, no Externato Nossa Senhora do Rosário, em Cascais, onde são esperados cerca de 500 alunos de todo o país para a dinamização do jogo, assim como outras atividades ao ar livre relacionadas com a eficiência energética.


O projecto "Energy Game II" é uma medida promovida, no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de energia elétrica (PPEC 2013-2014), aprovado pela ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

 

voltar