Notícias

voltar

Escolas representantes da OesteSustentável alcançam pódio em todos os níveis da Final Nacional da competição Energy Game II

27 de Maio

Auditório da Final AE Nazaré - Equipa AE Nazaré - Jogo AE Abrigada - Equipa AE Abrigada - Jogo EC Benedita - Equipa EC Benedita - Jogo EC Benedita - Jogo (2) Pódio Nível 1 - 3.º Lugar AE Nazaré Nível 1 - 3.º Lugar AE Nazaré Pódio Nível 2 - 2.º Lugar AE Abrigada Nível 2 - 2.º Lugar AE Abrigada Pódio Nível 3 - 2.º Lugar EC Benedita Nível 3 - 2.º Lugar EC Benedita

Externato Cooperativo da Benedita – Alcobaça (Nível 3) e Agrupamento de Escolas de Abrigada – Alenquer (Nível 2) alcançam segundos lugares, e Agrupamento de Escolas da Nazaré – Nazaré (Nível 1) obtém a terceira posição no pódio do 1.º Campeonato Nacional do Energy Game II.

Cerca de 500 alunos de várias escolas representantes de 11 Agências de Energia de diferentes regiões do país participaram no passado dia 24 de maio, no 1º Campeonato Nacional do Energy Game II, prova que visa sensibilizar os jovens para a eficiência e poupança energética e que contou com a participação de três escolas apuradas pela OesteSustentável, tendo estas alcançado troféus e medalhas em todos os níveis da competição, fazendo da região Oeste o único território do país a alcançar este feito.
 
O Energy Game II é um jogo de computador inovador que pretende sensibilizar os alunos para a poupança de energia elétrica de uma forma dinâmica, dado que implica a interação de todos os jogadores em simultâneo. Este jogo simula a história de uma família com oito personagens que participa num concurso televisivo. Os jogadores podem escolher a personagem com que mais se identificam para serem confrontados com várias perguntas sobre energia e eficiência energética.
 
A iniciativa, que decorreu em Cascais, é promovida pela ADENE- Agência para a Energia em parceria com a Cascais Ambiente (Empresa Municipal de Ambiente de Cascais), e no caso da região Oeste pela OesteSustentável, no âmbito do Plano de Promoção de Eficiência no Consumo de Energia Elétrica, promovido pela ERSE- Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
 
As escolas vencedoras em cada um dos 3 níveis foram as seguintes:
 
Nível 1 – dos 6 aos 9 anos
 
1.º Lugar – Escola EB de Ponte de Lima (AREA Alto Minho)
2.º Lugar – Colégio São Filipe (ENA)
3.º Lugar – AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA NAZARÉ (OESTESUSTENTÁVEL)

Nível 2 – dos 10 aos 15 anos
 
1.º Lugar – Escola EB 2,3 Gonçalo Sampaio da Póvoa do Lanhoso (Agência de Energia do Ave) em ex-aequo com a Escola Secundário José Loureiro Botas de Vieira de Leiria. (Enerdura)
2.º Lugar – AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DA ABRIGADA – ALENQUER (OESTESUSTENTÁVEL)
3.º Lugar – Escola Secundária de Ponte de Sor (Areana Tejo)

Nível 3 – até aos 17 anos
 
1.º Lugar – Escola Secundária da Moita (S. Energia)
2.º Lugar – EXTERNATO COOPERATIVO DA BENEDITA (OESTESUSTENTÁVEL)
3.º Lugar – Escola Básica e Secundária de Ponte da Barca (AREA Alto Minho)
 
Com o Energy Game já foi possível chegar até junto de cerca de 6.000 estudantes de mais de 90 concelhos de todo o país, foram dinamizadas 255 turmas e envolvidos 50 professores de uma forma bastante apelativa e inovadora, incitando grande interesse e entusiasmo por parte da comunidade escolar, sendo que a sua dinamização foi efetuada por várias Agências de Energia nacionais em colaboração das Escolas participantes.

 

voltar