Notícias

voltar

Projecto U-Bike que conta com o apoio da OesteSustentável vai disponibilizar 220 bicicletas elétricas no Politécnico de Leiria

23 de Agosto

Projeto pretende promover a mobilidade sustentável junto da comunidade académica a irá beneficiar e interligar os estabelecimentos de ensino universitário da região Oeste.

O Politécnico de Leiria vai disponibilizar 220 bicicletas elétricas aos estudantes e colaboradores das suas escolas e centros de investigação, assim como postos de amarração com carregamento para as bicicletas em todos os campi e restantes edifícios associados ao Politécnico de Leiria, como em residências e centros de investigação que serão distribuídas pelas diferentes Escolas e Infraestruturas Científicas, designadamente em Leiria, Marinha Grande, Caldas da Rainha e Peniche.

O projeto foi formalmente apoiado pelas autarquias, e está alinhado com os planos de mobilidade dos municípios onde estão localizadas a escolas e infraestruturas científicas do Politécnico de Leiria. O projeto contou ainda o apoio estratégico dos municípios de Alcobaça e Óbidos, e com o apoio formal das agências regionais de energia, Enerdura e OesteSustentável.

Este projeto encontra-se em linha com o eixo estratégico III – Mobilidade Sustentável da Agência e figura-se com como um importante projeto no que toca à promoção dos modos suaves de mobilidade, contribuindo para a alteração de comportamentos no sentido de favorecer a redução da utilização do transporte individual motorizado.

O projecto "U-Bike Portugal" foi apresentado em consórcio com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. e o Instituto Politécnico de Leiria, e envolve um investimento total de 659.895,98 euros, co-financiado (85%) no âmbito da candidatura apresentada ao PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.

voltar