Notícias

voltar

Projeto Freguesias + Eficientes conta com o apoio da OesteSustentável na disseminação e capacitação gratuita de técnicos de Juntas de Freguesias para uma gestão energética eficiente em instalações públicas.

24 de Abril

A medida Freguesias + Eficientes – Freguesias pela Eficiência Energética, pretende sensibilizar as Juntas de Freguesia, para a adoção de boas práticas de eficiência energética.

O projeto “Freguesias + Eficientes” tem como objetivo disseminar o conhecimento e a implementação de boas práticas de eficiência energética nas Juntas/Uniões de Freguesia e desenvolver a articulação entre as mesmas e as Agências de Energia e Ambiente.

A iniciativa será caracterizada por sessões de formação sobre “Eficiência Energética em Espaços Públicos” e irão decorrer em todo o território de Portugal Continental e Região Autónoma da Madeira, garantindo uma abrangência das 21 comunidades intermunicipais e áreas metropolitanas de Lisboa e Porto tendo para isso a cobertura das 21 Agências de Energia e Ambiente.

Nos 12 municípios da região Oeste a coordenação do projeto será assegurada pela OesteSustentável - Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste através da parceria com o promotor. O projeto Freguesias+Eficientes – Freguesias pela Eficiência Energética tem como promotor a RNAE - Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional), sendo financiado pelo Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Elétrica (PPEC 2017-2018), aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE).

As Juntas/Uniões de Freguesia terão também acesso à plataforma online de gestão energética EnergyOFF, na qual poderão gerir os seus consumos energéticos. Ao mesmo tempo receberão assistência na redução de consumos e custos com energia das suas instalações, colocando em prática os conhecimentos adquiridos nas formações.

Toda a informação colocada na plataforma pelas Juntas/Uniões de Freguesia, bem como as soluções que venham a adotar, serão alvo de uma apreciação que posteriormente irá gerar uma avaliação final de eficiência energética.

Será ainda realizada uma competição, onde serão premiadas as Juntas/Uniões de Freguesia, que alcançarem uma maior redução dos seus consumos de energia. Os prémios a atribuir irão potenciar a implementação de mais medidas e equipamentos de eficiência energética, permitindo dar continuidade ao aumento da eficiência energética ao nível da administração local.

Site Oficial do Projeto: http://www.freguesiasmaiseficientes.pt
Para poder participar de forma totalmente gratuita é necessário fazer a sua inscrição através do link: https://pt.surveymonkey.com/r/Formacao_FE

voltar