Notícias

voltar

OesteSustentável – Plano de Actividades e Orçamento para 2012 aprovados em Assembleia-Geral

02 de Dezembro

Apresentado na Assembleia-Geral realizada no passado dia 30 de Novembro, o Plano de Actividades e Orçamento para 2012 da OesteSustentável, Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste foi aprovado por unanimidade.

Tendo sido feita uma retrospectiva geral da actividade da Agência em 2011, por Humberto Marques, Vice-Presidente da C.M. de Óbidos e representante do Presidente da OesteSustentável, foi mencionado o grande empenho na redução de consumos na iluminação pública (IP). Nesta perspectiva, destacou o desenvolvimento de um projecto inovador e ambicioso para a IP com benefícios evidentes não só para os municípios mas para a Região e os vários sectores de actividade sócio-económica. Ainda relativamente à IP destacou também o sucesso na implementação de dispositivos de controle automático designados por relógios astronómicos, com a instalação de cerca de 1000 unidades na Região, potenciando uma poupança de perto de 350 000€ por ano.

Rogério Ivan, director da Agência, apresentou de uma forma mais detalhada os projectos propostos para 2012, o seu enquadramento e objectivos. A destacar, em ambas as intervenções, o empenho e enfoque na redução de consumos municipais com uma prioridade objectiva na iluminação pública, edifícios assim como na conclusão da matriz energética dos 12 municípios associados, o inventário dos gases com efeito de estufa e a elaboração do Plano Regional de Acção para a Sustentabilidade Energética da Região. Outras apostas da OesteSustentável em matéria de projectos incidem na área dos resíduos, da mobilidade, educação e nas energias renováveis.

Apesar de muitos projectos partirem de intervenções em instalações municipais, foi realçada a disponibilidade da OesteSustentável para apoiar associados e entidades da Região na melhoria da eficiência energética nas suas actividades contribuindo assim para redução de emissões de GEE e de certa forma mais importante para as empresas, a redução de custos com o consumo de energia.

Também a cooperação institucional foi abordada sendo realçada a importância desta na troca de experiências, partilha de conhecimentos boas práticas, casos de sucesso e partilha de recursos no desenvolvimento de projectos.

Nas intervenções dos associados, também a Presidente da AIRO (Associação Industrial da Região Oeste), Ana Carneiro Pacheco, realçou a importância e interesse dos projectos apresentados, realçando ainda a potencialidade da cooperação com os vários sectores de actividade da Região, o empreendedorismo e os benefícios daí resultantes.

voltar