Notícias

voltar

14,15 e 16 de setembro Primeiro Fim de Semana de Tour Elétrico Moveletur

14 de Setembro

Dia 14 - Evento Lançamento Dia 15 - 1 Etapa Tour Dia 16 - 2 Etapa Tour

Iniciativa para a promoção do turismo sustentável e a Mobilidade Elétrica em Espaços Naturais de Portugal e Espanha

Esta 6ªfeira, 14 de setembro tem início o Tour Elétrico do projeto Moveletur. Ao longo dos próximos 3 fins de semana, veículos elétricos vão realizar percursos em 7 áreas naturais protegidas de ambos os lados da fronteira, com o objetivo de promover a mobilidade sustentável nestas regiões transfronteiriças de Portugal e Espanha.


Estão presentes no Tour Elétrico veículos de diferentes fabricantes, bem como de frotas institucionais de entidades locais e outras administrações públicas.


Trata-se de uma iniciativa sem fins lucrativos, promovida pela Fundación Patrimonio Natural de Castilla y León, contando como parceiros espanhóis: a Ente Regional de la Energía de Castilla y León e a Diputación de Ávila, e como parceiros portugueses a OesteSustentável - Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste, a Câmara Municipal de Bragança, a ADIRBA - Associação para o Desenvolvimento Integrado da Região do Barroso, e o Instituto Politécnico de Castelo Branco.


O Tour Elétrico do projeto Moveletur vai passar pelo Parque Nacional Peneda-Gerês - Ecomuseu de Barroso, Parque Natural de Montesinho e a Reserva Natural da Serra da Malcata, em Portugal, e pelo Parque Natural Lago de Sanabria y Sierras Segundera y de Porto, Parque Natural Arribes del Duero, Parque Natural Las Batuecas - Sierra de Francia e Parque Regional Sierra de Gredos, em Espanha, destacando o potencial de uma área total superior a 400 mil hectares.

A Sessão de Apresentação do Tour Elétrico tem lugar esta 6ªfeira, 14 de setembro no Parque Regional Sierra de Gredos, na Casa do Parque El Risquillo, em Guisando, pelas 17.00. Entre as iniciativas propostas para o dia de arranque do Tour, destaque para o Circuito Familiar em Bicicleta Elétrica e para as Jornadas de Divulgação dedicadas à Mobilidade Elétrica, onde serão abordados os temas: Movilidade Sustentável em Destinos Turisticos; e Rotas Turísticas sustentáveis em espaços naturais. Degustações de produtos regionais e música tradicional complementam o programa do dia.


Ao longo do fim de semana (15 e 16 de setembro), o Tour Elétrico vai ligar o Parque Regional Sierra de Gredos (ESP) à Reserva Natural Serra da Malcata (PT), passando pelo Parque Natural Batuecas - Sierra de Francia (ESP). Tem paragens nas localidades de Hoyos del Espino, La Alberca e Santuário Peña de Francia, em Espanha e Penamacor, em Portugal. Entre as atividades propostas, estão: visitas ao património histórico-cultural das regiões, degustação de produtos locais, ações de divulgação da mobilidade elétrica com disponibilização ao público de bicicletas e automóveis elétricos, entre outros. Em anexo, confira, a programação geral das Etapas 1 e 2 do Tour Elétrico.

O MOVELETUR: "Turismo Sustentável e Mobilidade Elétrica em Espaços Naturais" visa promover um modelo público, sustentável e limpo de disponibilização de veículos e bicicletas elétricas para os visitantes de áreas naturais transfronteiriças entre Portugal e Espanha, criando uma rede de itinerários turísticos 'verdes' que conectem veículos elétricos a pontos de interesse naturais e culturais das áreas identificadas. Paralelamente, o consórcio pretende também capacitar empresários do sector turístico e empreendedores dos espaços naturais, no sentido de garantir uma nova oferta de mobilidade sustentável.


Este projeto é desenvolvido no âmbito do Programa de Cooperação INTERREG VA Espanha Portugal (POCTEP) 2014-2020, tem um orçamento de 908.829,13€, cofinanciado em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Inclui a aquisição de 9 veículos e 91 bicicletas elétricas, para além da instalação de 23 postos de carregamento, o desenvolvimento de uma plataforma de monitorização de veículos elétricos, da qual a OesteSustentável é responsável técnica, bem como de uma área exclusiva para a reserva de veículos (https://patrimonionatural.org/moveletur).

Programa

Apresentação e Início do Tour: 14 de setembro - Parque Regional Sierra de Gredos (ESP)


1ª Etapa: 15 de setembro - Parque Regional Sierra de Gredos (ESP) - Parque Natural Batuecas - Sierra de Francia (ESP)
2ª Etapa: 16 de setembro - Parque Natural Batuecas - Sierra de Francia (ESP) - Reserva Natural Serra da Malcata (PT)


3ª Etapa: 22 de setembro - Reserva Natural Serra da Malcata (PT) - Parque Natural Arribes Del Duero (ESP)
4ª Etapa: 23 de setembro - Parque Natural Arribes Del Duero (ESP) - Parque Natural Montesinho (PT)


5ª Etapa: 29 de setembro - Parque Natural Montesinho (PT) - Parque Natural Lago Sanabria (ESP)
6ª Etapa: 30 de setembro - Parque Natural Lago Sanabria (ESP) - Parque Natural Peneda Gerês (PT)

 

voltar