Notícias

voltar

O Tour Elétrico Moveletur está na estrada nos fins de semana de Setembro

27 de Setembro

Promoção do Turismo Sustentável e a Mobilidade Elétrica em Espaços Naturais de Portugal e Espanha

Está a chegar ao fim a 1ª edição do Tour Elétrico Moveletur. Ao longo do mês de setembro, ao fim de semana, veículos elétricos realizam percursos em 7 áreas naturais protegidas de ambos os lados da fronteira, com o objetivo de promover a mobilidade sustentável nestas regiões transfronteiriças de Portugal e Espanha.

No passado fim de semana, o tour em veículos elétricos percorreu a Reserva Natural Serra da Malcata (PT) e o Parque Natural Arribes Del Duero (ESP). Para no dia seguinte regressar a Portugal ao Parque Natural de Montesinho.

No sábado, dia 22, decorreu a 3ª Etapa do Tour que ligou Penamacor (Parque Natural Serra da Malcata) a Fermoselle (Parque Natural Arribes Del Duero), com paragens na Barragem da Meimoa e Aldeia da Malcata, e zonas históricas de Sabugal e Almeida, em Portugal. Do Lado espanhol, o Tour passou pelo Fuerte de la Concepción (Provincia de Salamanca), Sítio Arqueológico de Siega Verde e a localidade de San Felices de los Gallegos, onde o autarca local acolheu a comitiva para uma visita à Plaza Mayor e ao Castelo. Seguiu-se a passagem por Sobradillo, onde decorreu o carregamento das viaturas. A população local teve a oportunidade de realizar passeios de bicicleta elétrica na zona histórica da localidade. Durante a tarde, o passeio continuou até Fermoselle (Província de Zamora) antes visitando o Mirador del Fraile, sobre o Rio Douro, e próximo da localidade de Aldeadávila de la Ribera.


Em Fermoselle celebraram-se as Jornadas sobre a Mobilidade Elétrica e o Turismo Rural em que foram abordados os seguintes temas: “Smart travel – Intelligence is our Destination” (Vitor Pereira); “Eco-Turismo e a Mobilidade Sustentável na Rota do Vinho de Rueda” (Juan António Medina Cuaresma); e “Carregamento de 15 Minutos – A Chave para Atrair Novos e Potenciais Clientes” (David Pérez).


No domingo, dia 23, realizou-se a 4ª etapa do Tour Elétrico, com saída de Fermoselle (Parque Natural Arribes del Duero) e chegada a Montesinho (Parque Natural de Montesinho), com passagens na Ermida de Fariza e na Ponte de Requejo (Espanha), e Bragança e a aldeia de França, em Portugal. Em Bragança, o Tour Elétrico foi recebido na Câmara Municipal, foi ainda feito um passeio pelo centro da cidade e visita ao castelo, um percurso em que participaram igualmente os Veículos Moveletur adquiridos pelo Municipio de Bragança.


Ao longo do fim de semana foram percorridos 390 kms em áreas de Espaços Naturais dos dois países.


Ao longo das primeiras 4 etapas do Tour Elétrico Moveletur já contactaram com este projecto de sensibilização para a mobilidade sustentável, mais de meio milhar de pessoas nas regiões percorridas pela iniciativa.


No próximo fim de semana, 29 e 30 de setembro, decorrem as últimas 2 etapas do Tour Elétrico. Desta feita, o percurso começa no sábado, dia 29, em Espanha (5ª Etapa), em Sanabria, com uma visita ao Centro do Lobo Ibérico, na localidade de Robleda. Segue depois em direção ao Parque Natural Lago Sanabria e Sierras Segundera e do Porto (Espanha) onde têm lugar atividades demonstrativas e jornadas divulgativas na Casa do Parque Natural, em Rabanillo. No dia seguinte o Tour Elétrico tem a sua 6ª e última Etapa, com o regresso a Portugal, mas agora ao Parque Natural Peneda – Gerês, onde se realizará o percurso da Rota de Medicina Popular, entre Vilar de Perdizes e Montalegre (Porta do Parque Nacional Peneda – Gerês).


O percurso do próximo fim de semana volta a incluir provas de degustação de produtos regionais dos dois países, jornadas de divulgação de veículos elétricos, visitas guiadas em bicicleta e circuitos lúdico familiares com bicicletas elétricas.
Participam no Tour Elétrico veículos de diferentes fabricantes, bem como de frotas institucionais de entidades locais e outras administrações públicas.

Trata-se de uma iniciativa sem fins lucrativos, promovida pela Fundación Patrimonio Natural de Castilla y León, contando como parceiros espanhóis: a Ente Regional de la Energía de Castilla y León e a Diputación de Ávila, e como parceiros portugueses a OesteSustentável - Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste, a Câmara Municipal de Bragança, a ADIRBA - Associação para o Desenvolvimento Integrado da Região do Barroso, e o Instituto Politécnico de Castelo Branco.

O Tour Elétrico do projeto Moveletur passa pelo Parque Nacional Peneda-Gerês - Ecomuseu de Barroso, Parque Natural de Montesinho e a Reserva Natural da Serra da Malcata, em Portugal, e pelo Parque Natural Lago de Sanabria y Sierras Segundera y de Porto, Parque Natural Arribes del Duero, Parque Natural Las Batuecas - Sierra de Francia e Parque Regional Sierra de Gredos, em Espanha, destacando o potencial de uma área total superior a 400 mil hectares.

O MOVELETUR: "Turismo Sustentável e Mobilidade Elétrica em Espaços Naturais" visa promover um modelo público, sustentável e limpo de disponibilização de veículos e bicicletas elétricas para os visitantes de áreas naturais transfronteiriças entre Portugal e Espanha, criando uma rede de itinerários turísticos 'verdes' que conectem veículos elétricos a pontos de interesse naturais e culturais das áreas identificadas. Paralelamente, o consórcio pretende também capacitar empresários do sector turístico e empreendedores dos espaços naturais, no sentido de garantir uma nova oferta de mobilidade sustentável.

Entre outros, o Moveletur é caraterizado por um sistema de gestão remota de veículos elétricos, que teve como referência um modelo usado com sucesso na Região Oeste e desenvolvido pela OesteSustentável - Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste.

Este projeto é desenvolvido no âmbito do Programa de Cooperação INTERREG VA Espanha Portugal (POCTEP) 2014-2020, tem um orçamento de 908.829,13€, cofinanciado em 75% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). Inclui a aquisição de 9 veículos e 91 bicicletas elétricas, para além da instalação de 23 postos de carregamento, o desenvolvimento de uma plataforma de monitorização de veículos elétricos e uma área exclusiva para a reserva de veículos (https://patrimonionatural.org/moveletur).

voltar