Notícias

voltar

Projeto OesteSustentável com iluminação LED permite Instituto Politécnico de Leiria em Caldas da Rainha poupar mais de 1000 €/ano evitando 3,59 ton de CO2

15 de Novembro

A OesteSustentável - Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste, em parceria com o IPL no âmbito do projeto “LEDifícios do Oeste” conduziu à instalação de lâmpadas LED na Escola Superior de Artes e Design, em Caldas da Rainha. Através desta medida, 11 dos Municípios do Oeste já possuem edifícios dotados de equipamentos de iluminação eficiente.

Esta intervenção permite uma poupança estimada de 8657 kWh/ano, evitando cerca de 3,59 tonCO2 em emissões e representando assim uma poupança anual cerca de 1164,10 euros para a ESAD, e uma redução de 63% nos custos correspondentes à fatura de eletricidade, tendo um retorno do investimento na ordem dos 15 meses, o que significa que ao décimo quinto mês após a instalação, a intervenção ficará paga com as poupanças obtidas.

A medida “LEDifícios do Oeste” visa a substituição de mais de 25 mil lâmpadas fluorescentes T8 e a substituição de mais de 3 mil lâmpadas dicroicas de halogénio por lâmpadas LED, em 4 setores de atividade diferentes, desde a administração local, segurança e proteção civil, estabelecimentos escolares e instituições de solidariedade social, num total de pelo menos 2 500 edifícios potencialmente abrangidos, na área de atuação da OesteSustentável.

Esta medida é financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de energia elétrica 2017/2018, aprovada pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.
 

voltar