Notícias

voltar

OesteSustentável implementa projeto Baterias de Condensadores no Município de Caldas da Rainha

25 de Outubro

No âmbito do desenvolvimento de projetos de eficiência energética na região Oeste, a OesteSustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste procedeu à instalação de baterias de condensadores para compensação da energia reativa em diversos edifícios municipais. Estas medidas permitem ao Município de Caldas da Rainha uma poupança de cerca de 40 mil euros por ano.

Decorrendo da parceria entre a OesteSustentável e o Município de Caldas da Rainha, as intervenções pretenderam dar resposta ao trabalho permanente de levantamento de oportunidades de melhoria da eficiência nos edifícios municipais da região Oeste, em particular para a compensação da energia reativa em edifícios de grande consumo.


As operações realizaram-se em oito edifícios municipais, nomeadamente na Piscina de Santa Catarina, Piscina A-dos-Francos, Piscina Aprendizagem (Liceu), Piscinas Municipais de Caldas da Rainha, Fonte Luminosa, Matel Oficinas, Pavilhão da Mata e no Parque de Estacionamento Subterrâneo da Praça 5 de Outubro.


Estima-se que as oito intervenções permitam alcançar uma poupança anual de cerca de 40 000 euros para o Município de Caldas da Rainha, o que corresponde a uma eliminação dos custos com energia reativa em 100% na fatura de energia elétrica, investimento este que terá um retorno de investimento na ordem dos seis meses.

voltar