Notícias

voltar

OesteSustentável implementa projeto de iluminação LED e de baterias de condensadores em edifícios municipais do Município de Sobral de Monte Agraço

13 de Novembro

No âmbito do Fundo de Eficiência Energética, a OesteSustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste procedeu à implementação do projeto que considera a substituição de 1256 lâmpadas LED e a instalação de duas baterias de condensadores em diversos edifícios municipais, nomeadamente Piscina Municipal, Cine-Teatro e edifício da Câmara Municipal de Sobral de Monte Agraço. Estas cinco medidas de eficiência energética permitem poupar mais de 30 mil euros por ano ao Município de Sobral de Monte Agraço.

Decorrendo da parceria entre a OesteSustentável e o Município de Sobral de Monte Agraço, as intervenções são financiadas em cerca de 80% a fundo perdido no âmbito do Aviso21 do Fundo de Eficiência Energética - Plano Nacional de Ação para a Eficiência Energética.

Estima-se que as cinco intervenções permitam alcançar uma poupança de 237 645 kWh ano, evitando a emissão de cerca de 99 tonCO2, e representando assim uma poupança anual de mais de 30 mil euros para o Município de Sobral de Monte Agraço, o que corresponde a uma redução de mais de 70% nos custos com a fatura de energia elétrica, e um retorno do investimento municipal na ordem dos três meses.

Ainda no âmbito do “Aviso 21 - Administração Pública Eficiente” as candidaturas de financiamento preparadas pela OesteSustentável permitiram a obtenção mais de 212 mil Euros do Fundo de Eficiência Energética (FEE) para financiar os 13 projetos concebidos no âmbito do apoio técnico da Agência aos municípios com vista à melhoria da eficiência energética na região Oeste. No global estas intervenções representam uma redução de cerca de 982 tonCO2 para a atmosfera, contribuindo desta forma para as metas nacionais e europeias. De salientar ainda que estes 13 projetos abrangem cerca de 9% do financiamento total nacional, de um universo de 155 projetos aprovados no valor de 2,4 milhões de euros.

voltar