Notícias

voltar

OesteSustentável participa na European Week of Regions and Cities 2020

16 de Outubro

Agência OesteSustentável convidada para integrar Painel de financiamento de ações climáticas, na European Week of Regions and Cities 2020 organizado pelo Comité da Regiões Europeu e Comissão Europeia.

No próximo dia 21 de outubro, Rogério Ivan, Diretor Executivo da Oeste Sustentável – Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste, será um dos oradores no workshop “Financing climate actions in cities”, integrado no evento “European Week of Regions and Cities”, do Comité das Regiões Europeu e da Comissão Europeia, o maior evento anual em Bruxelas dedicado à política regional, contando com mais de nove mil participantes.

O workshop tem entre os seus objetivos apresentar e debater boas práticas, casos de sucesso e experiência adquirida através dos principais mecanismos de financiamento constituídos para capacitar, apoiar e facilitar a replicação, o planeamento e a implementação das estratégias e planos de ação climática local. Este será um debate abrangente de forma a explorar de forma integrada o impacte e benefício de três iniciativas, nomeadamente o European City Facility (EUCF), o Pacto de Autarcas e o projeto H2020 PROSPECT.

A Oeste Sustentável como orador convidado, partilhará a experiência obtida através da participação nestes três projetos, assim como nos processos de financiamentos, cerca de 30 milhões para projetos de sustentabilidade energética e acção climática para a Região Oeste, desde a sua criação, há 10 anos. Na iniciativa EUCF, a agência é atualmente a entidade nacional designada como Country Expert para Portugal, tendo no projeto PROSPECT sido selecionada como entidade Mentora para partilha de casos de sucesso a outros países, para possível replicação, sendo este, o modelo de financiamento da iluminação pública do Oeste, o projeto OesteLED. No âmbito do Pacto de Autarcas, a OesteSustentável foi ainda responsável pelo desenvolvimento dos Planos de Ação para a Sustentabilidade Energética (PAES), para alguns dos municípios signatários da região Oeste.

A edição de 2020, devido à situação do novo Coronavírus, vai realizar-se em formato online e será dedicada aos temas Europa Verde, Coesão e Cooperação, e Capacitação dos Cidadãos.

Link do workshop AQUI.
Link para o evento AQUI
 

voltar