Notícias

voltar

OesteSustentável realiza Assembleia Geral

27 de Setembro

Sob convocatória do Presidente da Mesa da Assembleia Geral, Prof. Nuno Rodrigues do IPL - Instituto Politécnico de Leiria, a Assembleia Geral da OesteSustentável, teve lugar no passado dia 24 de Setembro, via zoom.
O Eng.º Humberto da Silva Marques, Presidente da Câmara Municipal de Óbidos, salientou a importância do trabalho desenvolvido ao longo dos anos pela Agência, tendo esta Assembleia Geral constituído o encerramento de um ciclo de Presidência da OesteSustentável.
 
Foi igualmente apresentado o Plano de Actividades e Orçamento para 2021 da OesteSustentável, que foi aprovado por unanimidade.
Tendo sido feito pelo Eng. Rogério Ivan, Director Executivo. uma retrospectiva geral e balanço dos 11 anos de actividade, tendo neste período sido desenvolvidos mais de 100 projectos e actividades.
 
No balanço financeiro apresentado, destacam-se os resultados líquidos e disponibilidades financeiras sempre positivas e em média de mais de 200mil euros alicerçadas por uma distribuição de receitas provenientes de projectos internacionais, financiamentos obtidos para projectos de eficiência energética (53%) e quotas de associados (47%), tendo os custos com pessoal representado cerca de 10% das despesas.
 
Não tendo nunca recorrido a nenhum modelo de financiamento através de endividamento, o elevado nível de execução foi sempre efectuado com base na gestão rigorosa entre disponibilidades de tesouraria e de capitais próprios assegurados através de programas de financiamento.
 
Responsáveis pela concepção, coordenação e gestão do projecto OesteLED, este representou um dos principais projectos para os 12municipios do Oeste, permitindo poupanças efectivas de mais de 4,3milhões de euros na factura de electricidade, evitando também emissões de GEE em perto de 10mil toneladas por ano.
 
Foi ainda aprovado por todos os presentes um voto de pesar pelo falecimento de Carlos Bernardes, Presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, que ocupava actualmente a função de Presidente do Conselho Fiscal da Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste, tendo também sido vogal do Conselho de Administração.
 
voltar