Página do projecto

voltar

PPEC 2013/2014 – OesteSustentável – “Ventos de Poupança: Energia + Positiva”

Informações e Descrição do Projeto

O projeto “Ventos de Poupança” consistiu no desenvolvimento de um concurso inter-escolas nos municípios abrangidos pelas Agências de energias parceiras da OesteSustentável, no final do qual as 10 equipas escolares que conseguiram melhores classificações tiveram como prémio uma microturbina eólica.

O objetivo do projeto foi a utilização racional de energia elétrica em edifícios escolares; através da sensibilização de alunos, professores e funcionários, principais utilizadores destes edifícios, esperando-se que os conhecimentos adquiridos por estes tenham sido também transferidos para as suas habitações.

O concurso desenrolou-se da seguinte forma: as escolas inscreveram-se na plataforma de internet que foi desenvolvida especificamente para o concurso e na inscrição tiveram que definir uma equipa de alunos (a eco-equipa) que teve que apresentar um levantamento de necessidades elétricas da escola, identificando equipamentos, potências e respetivos consumos, propor medidas e soluções quantificadas de forma a minimizar tais necessidades elétricas em 10% e apresentar um mini-plano de sensibilização, aprovado pela direção da escola e avaliar o potencial eólico da escola em função da sua localização.

Nos 50 edifícios das escolas apuradas para a segunda fase do concurso, foi instalado um sistema de gestão de energia. Todas as escolas candidatas e não selecionadas receberam como prémio um kit de monitorização de energia elétrica. As 30 escolas selecionadas receberam como prémio uma estação meteorológica com anemómetro e software para registo e análise das condições meteorológicas incluindo o vento. As 10 equipas escolares que conseguiram as melhores classificações tiveram como prémio uma microturbina eólica.

Parceiros

Agência Municipal de Energia de Sintra – AMES, a Agência Municipal de Energia do Seixal – AMESEIXAL, a Agência Regional de Energia da Alta Estremadura – ENERDURA e a Energia Lateral.

Medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de energia elétrica, aprovado pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos

voltar