Recortes de Imprensa

voltar

Oeste Sustentável investe na eficiência energética

08 de Julho

A funcionar desde Maio de 2010, a Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste - OesteSustentável está ainda a dar os primeiros passos, mas tem um objectivo ambicioso: fazer da região do Oeste um modelo nacional e internacional de boas práticas de sustentabilidade e de alteração das atitudes da sociedade civil, e, ainda, constituir-se como uma referência em termos energéticos. As principais áreas de intervenção da OesteSustentável centram-se, para já, em dois vectores fundamentais.

«Em primeiro lugar, a iluminação pública, por outro lado, a certificação energética dos edifícios municipais de maior consumo», explica Susana Carvalho, directora da Agência OesteSustentável. Ao nível da iluminação pública, o objectivo é aumentar a eficiência energética e reduzir a intensidade carbónica do sistema. Para isso, a Agência tem em andamento um protocolo de colocação de relógios astronómicos nos postos de transformação pela EDP, que, conforme a luminosidade exterior, reduzirão a iluminação desnecessária, permitindo reduções de consumo na ordem dos 30 a 35 por cento. Para Outubro, está previsto o lançamento de um concurso para utilização de LED na iluminação pública.

No que respeita aos edifícios municipais de maior consumo – como pavilhões desportivos, piscinas municipais, por exemplo –, Susana Carvalho afirma que o objectivo é «obter a certificação energética e não apenas uma auditoria». Assim, estão a ser elaborados protocolos com «parceiros importantes na área da eficiência energética», ao mesmo tempo que é feito «um levantamento das necessidades de cada uma das autarquias para que, assim que esteja terminado o processo de certificação, poderem ser feitas as auditorias e a avaliação das necessidades de intervenção», explicita a responsável.

Ao fim de poucos meses de trabalho, a responsável pela OesteSustentável, sublinha que a Agência já conseguiu concretizar um objectivo importantíssimo: «claramente faltava uma unidade integradora, estava tudo disperso, e nós quisémos uniformizar as medidas de implementação da eficiência energética e ambiental, transversalmente a toda a região do Oeste. Constituímos o GRITOS – Grupo Intermunicipal de Trabalho da Oeste Sustentável – onde estão incluídos os doze municípios da região que se identificam com este objectivo e encaram a Agência como o motor destamudança».

Esta sexta-feira a Oeste Sustentável vai promover a primeira iniciativa pública: uma sessão de esclarecimento sobre o sistema de incentivos, previsto no Quadro de Referência Estratégico Nacional, para o financiamento de projectos de eficiência energética e utilização de energia solar, quanto a pequenas e médias empresas e Pessoas Colectivas de Direito Privado sem Fins Lucrativos, numa parceria conjunta com a ADENE - Agência para aEnergia.
 

Névia Vitorino in 'Ambiente Online'
 

 

voltar