Recortes de Imprensa

voltar

Criada Agência Regional de Energia do Oeste

12 de Março

A Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste - Oeste Sustentável, constituída a 25 de Fevereiro, pretende pôr em prática um plano de eficiência energética na região. Constituída por 29 parceiros, entre os 12 municípios da OesteCIM, empresas e associações, esta nova entidade será presidida pelo presidente da Câmara de Óbidos, Telmo Faria.

 Este autarca considera que têm pela frente um caminho arrojado, até porque "é a primeira vez que um território com 350 mil habitantes tem uma estratégia conjunta para conhecer as suas emissões de dióxido de carbono e os seus consumos de energia". A nova entidade irá desenvolver um plano de sustentabilidade para a região assente em seis eixos estratégicos, que são a energia, mobilidade, resíduos, construção sustentável, criação do Laboratório Criativo de Sustentabilidade e a criação de um fundo regional de carbono.

in 'Expresso'

http://aeiou.expresso.pt/criada-agencia-regional-de-energia-do-oeste=f570333

 

 

A Agência Regional de Energia - que ficará instalada na sede da OestCIM - dispõe de 10 milhões de euros de financiamento comunitário para os próximos três anos, aos quais os municípios vão poder candidatar-se para projectos nas áreas da energia e gestão de resíduos.

De acordo com Telmo Faria, a agência tem já aprovado um apoio de financiamento de 479 mil euros para despesas relacionadas com a sua estrutura corrente, num período de 36 meses. Desse montante a União Europeia contribui com 52% (250 mil euros), cabendo aos associados assegurar os restantes 48%.

"Pretendemos levar o Oeste para um patamar de inovação, para um novo ciclo", disse o responsável da Oeste Sustentável, justificando que estas acções irão atrair empresas ligadas às tecnologias, que poderão trabalhar num melhor aproveitamento das energias renováveis. Uma das metas a atingir é que, dentro de algum tempo, 45% da energia eléctrica consumida na região seja proveniente de fontes renováveis.

Entre os primeiros passos a dar pela Oeste Sustentável estão a inventariação e diagnóstico da região. Relativamente à matriz energética, pretendem perceber onde se está a consumir e onde se gasta para verificar onde se pode poupar e onde está o desperdício. Será também feita uma inventariação ao nível dos gases de efeito estufa, de modo a reduzi-los.

O Conselho de Administração da Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste é composto pelos municípios de Óbidos, Nazaré e Torres Vedras e pela EDP. Os estatutos criaram ainda a figura do director. Este cargo ainda não foi preenchido, mas o seu perfil, de acordo com Telmo Faria, terá de incluir a polivalência e um bom conhecimento desta área, bem como uma boa agilidade em termos de gestão. "Se queremos atingir estas metas, ser uma região muito inovadora precisamos de gente no terreno muito capacitada", concluiu.

Além dos 12 municípios do Oeste, a nova entidade conta com as empresas EDP, Barraqueiro, Rodoviária do Tejo, Auto Estradas do Atlântico, Ama Gás, Resioeste, Águas do Oeste e Eólica de S. Julião, bem como o IPL, AIRO, ADRO e Associação de Produtores Florestais da Estremadura.

 

 

  • Criada Agência Regional de Energia do Oeste

voltar