Recortes de Imprensa

voltar

Oeste Sustentável prepara diagnóstico energético da região

17 de Outubro

Com um ano e meio de existência, a agência de energia Oeste Sustentável está em plena elaboração de um diagnóstico energético da região que representa: 12 municípios do Oeste português. A iniciativa, que conta com a cooperação técnica do Instituto Superior Técnico, deverá estar finalizada em Fevereiro.
«O diagnóstico vai estabelecer uma percepção dos fluxos energéticos da região e analisar o potencial renovável», explica Rogério Ivan, director da agência de energia. A partir deste trabalho, será elaborado um Plano Regional para a Sustentabilidade Energética.

Os objectivos passam também por adaptar este Plano às oito autarquias que integram o Pacto dos Autarcas e que, daí decorrente, têm a obrigação de apresentar um plano municipal de sustentabilidade energética.

Além deste projecto, a Oeste Sustentável tem investido na rentabilização de edifícios municipais. Por enquanto, e tendo em conta os constrangimentos orçamentais actuais das autarquias, a primeira aposta foi no próprio edifício-sede da Comunidade Inter-Municipal do Oeste.

Nesse âmbito, foram substituídos pontos de luz por lâmpadas de maior eficiência e optimizada toda a rede de luminária. O que passou pela «eliminação de parte da iluminação acessória e substituição de lâmpadas convencionais por LED em locais que não influenciam directamente o trabalho». O que se traduziu em mais de 100 pontos de luz temporariamente desactivados e 80 lâmpadas LED instaladas. Feitas as contas, são dois mil euros que se poupam, anualmente, afirma Rogério Ivan.

in 'Ambiente Online'

http://www.ambienteonline.pt/noticias/detalhesPrint.php?id=11253&print=1

 

voltar