Recortes de Imprensa

voltar

OESTESUSTENTÁVEL parceiro estratégico: Conhecer&Agir e EcoBombeiros, dois novos projectos da S.energia

05 de Novembro

"A S.energia ganhou 2 candidaturas ao PPEC - Plano de Promoção de Eficiência no Consumo de Energia Elétrica da ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos."

"Tendo como ponto de partida que os edifícios são responsáveis por cerca de 60% dos consumos eléctricos totais, a S.energia elaborou 3 candidaturas visando actuar sobre este sector. Destas 3 candidaturas, 2 foram aprovadas, pelo que no próximo biénio teremos pela frente mais um conjunto tarefas e ferramentas que nos auxiliarão na selecção das melhores soluções para a eficiência energética em edifícios.
 
O projeto "Conhecer&Agir" irá permitir o desenvolvimento uma plataforma de medição e divulgação dos consumos energéticos, que permitirá uma análise comparativa entre edifícios municipais. Deste modo, será possível avaliar os padrões de consumo dos edifícios e quantificar as reais poupanças introduzidas com medidas de melhoria, medidas essenciais para uma avaliação do desempenho energético do edifício, e simultaneamente fazer comparações entre vários edifícios dos municípios abrangidos, na busca das soluções de eficiência energética que melhor se adequam a cada situação. São parceiros neste projecto da S.energia, a AMESeixal, ENA, AMESintra, OEINERGE e AREANATejo.
 
O projeto "EcoBombeiros" consiste numa campanha de sensibilização para a eficiência energética em quartéis de bombeiros, sob a forma de competição, que premiará os quartéis energicamente mais eficientes. Com o auxílio de auditorias simplificadas, e recorrendo a uma plataforma web, será possível durante um ano avaliar consumos energéticos, e premiar os quartéis com melhor desempenho. São também parceiros neste projecto da S.energia, a AMESeixal, ENA, AMESintra, OEINERGE e OesteSustentável.
 
A aprovação destes 2 projectos, bem como a participação em mais 3 projectos promovidos por outras Agências de Energia, ou a participação em projectos promovidos pela RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente e ADENE, permite um reforço da capacidade de actuação da S.energia, naquela que é a sua missão, de promover a sustentabilidade energética dos territórios em que actua."

In: S.energia, 2013-11-05 
voltar